FAQ – Serviços Advocatícios
Quanto Custa Contratar um Advogado?
O custo de um advogado depende de algumas variáveis. As duas mais importantes são a qualidade do profissional (formação, experiência, reputação no mercado) e o esforço empreendido no trabalho a ser desenvolvido. Outras variáveis como, por exemplo, o local onde o serviço será prestado e o tempo (em meses, anos ou décadas) que o advogado ficará vinculado ao trabalho também afetam o valor a ser despendido com o advogado.
As seccionais estatuais da OAB, Ordem dos Advogados do Brasil, publicam uma tabela de honorários de referência com valores mínimos a serem cobrados pelos advogados. Vale a pena consultar a tabela para se ter uma ideia do custo:
http://www.oabsp.org.br/servicos/tabelas/tabela-de-honorarios
Alguns podem questionar: “Doutor, mas o que o senhor está me cobrando para entrar com esta ação é um valor equivalente ao meu salário do mês ou a salários de dois ou três meses? Isso é um absurdo!” Na verdade, o valor que se paga ao advogado não é só para “entrar com a ação”, mas também para que ele atue no processo respondendo às ordens judiciais sempre com prazos exíguos, impugnando qualquer manifestação da parte contrária que esteja em desconformidade com a lei, representando o cliente em audiências, preparando e respondendo todos os tipos de recursos, enfim, atuando de forma ativa durante vários anos e talvez décadas. Muitas vezes o advogado cobra, digamos, por exemplo, R$ 2.500,00 para atuar numa causa e ele fica refém deste valor durante décadas. Um médico ou um dentista pode cobrar este valor para realizar um procedimento que dura algumas horas ou, no máximo, dias. O advogado, como já dito, atuará anos ou até décadas pelo valor cobrado inicialmente do cliente.