FAQ – Serviços Advocatícios

Como Saber se o Advogado é de Confiança?

Em vários momentos você diz para consultarmos e contratarmos um advogado de nossa confiança, mas como saber se um advogado merece nossa confiança?

Infelizmente seu receio é um sentimento generalizado em nossa sociedade, e não só com relação aos advogados, mas com boa parte dos profissionais. Vivemos numa epidemia de desconfiança. Não confiamos no mecânico que afirma que temos que trocar o disco e as pastilhas de freio quando nosso carro só rodou 30 mil quilômetros. Não confiamos no corretor de imóveis que diz “pode ficar tranquilo amigo, está tudo certo com a papelada da casa e com a documentação do vendedor, é só vir assinar o contrato”. Não confiamos no dentista que diz “temos que trocar todas as suas restaurações por onlay de porcelana. Sai mil reais cada”. Não confiamos no vendedor de veículos da concessionária que diz “o seguro deste carro é barato, não chega nem a mil reais por ano”.

Diante disso, como confiar no advogado que tem um esteriótipo depreciado pela sociedade? Uma das formas é procurar conversar com pessoas da sua rede de relacionamento que precisaram, em algum momento, de um advogado. Pergunte a elas sobre a postura do advogado. Pergunte se ele demonstrou atenção com a causa, se ele cumpriu os prazos. Pergunte sobre a disponibilidade do advogado para dar um feedback sobre o andamento do processo. Tratava-se de um advogado que sempre deixava o cliente a par dos avanços e dos problemas do processo ou de um advogado que se ocultava e não respondia às chamadas telefônicas do cliente? Tente sondar com seus amigos e familiares sobre os valores cobrados por este advogado e sobre os resultados obtidos. Dê um peso maior para as recomendações vindas de clientes do advogado e um peso menor para as recomendações vindas de amigos ou familiares do advogado. A verdade é que a grande maioria dos advogados tem comprovada qualidade técnica pois foram aprovados no rigorosíssimo exame de admissão da OAB.